PROFESSOR RODRIGO MARQUES LANÇA LIVRO NO FESTIVAL VIDA & ARTE



No próximo dia 22 de junho, como parte da programação do Festival Vida & Arte, o professor Rodrigo Marques, da FECLESC, lançará o livro Literatura Cearense: Outra história. Rodrigo Marques é poeta, professor e pesquisador de Literatura Cearense. Entre seus principais trabalhos, Fazendinha, de 2005 e O livro de Marta - bilhetes de amor quebrado, de 2011.



Na obra em questão, o autor questiona a chamada "cearensidade" da literatura produzida no Ceará ou produzida por cearenses. Para tanto, Marques mergulhou fundo nas referências disponíveis e afirma que o conceito de Literatura cearense teria sido inventado por Antonio Sales. 

Um dos principais questionamentos presente é a ausência dos poetas populares no cânone da literatura cearense. Como então falar de uma literatura cearense, prenhe de cearensidade, se nessa literatura o poeta popular, homem do povo, não se faz representar? Essas e outras questões são esmiuçadas pela pena do referido pesquisador, cuja obra, desde já, nasce referencial para todos aqueles interessados nos estudos da literatura cearense. 

Sobre o lançamento do livro de Rodrigo Marques, Jáder Santana escreveu: "Livro de Rodrigo Marques questiona a "cearensidade" da nossa literatura". Abaixo, o link para a leitura do texto de Santana: 

https://www.opovo.com.br/jornal/vidaearte/2018/06/livro-de-rodrigo-marques-questiona-cearensidade-da-nossa-literatura.html

Comentários

Postagens mais visitadas