XIII SEMANA DE HISTÓRIA DA FECLESC


Nesta edição do evento  o curso de História da FECLESC resolveu discutir a questão 1968. 50 anos entre o autoritarismo e a liberdade,  num momento em que movimentos autoritários e fascistas renascem das sepulturas, como zumbis a ameaçar as conquistas democráticas duramente conquistadas. Esperamos que os debates que surgirão das conferências, mesas e apresentação de trabalhos, possam nos subsidiar e apontar os caminhos e desafios destas novas empreitadas num contexto díficil para o país e o mundo. 

ATENÇÃO
Informações sobre apresentação de trabalho e envio de trabalhos completos na aba "evento" no menu deste site.


Inicialmente deve-se fazer a inscrição pelo site http://uece.br/eventos/xiiisemanadehistoriadafeclesc/, aba "inscrições" e ícone "realizar inscrição". Preencha os dados e clique em "confirmar dados". Em seguida deve ser escolhida a sua participação no evento como ouvinte ou apresentador de trabalho.

Escolhida a opção, sua inscrição será confirmada pela organização. Feito isso, o inscrito aguarda a sua liberação no sistema para realizar a inscrição  como ouvinte, apresentador de trabalho e mini-cursos através da aba "Realizar Login" no menu deste site. 


Todos os inscritos terão direito a assistir a todas as mesas-redondas e conferências, bem como escolher mini-cursos e apresentar trabalhos.

Deve-se obedecer as seguintes datas:

Inscrições para ouvintes e mini-cursos:  até  23 de abril   de 2018.
Inscrição dos trabalhos: até 16 de abril de 2018.
Entrega da versão completa do trabalho: 25 de maio de  2018
Taxas de inscrição:
R$ 15,00 Ouvinte, apresentação de trabalho  e mini curso - Graduando
R$ 30,00 Ouvinte, apresentação de trabalho  e mini curso  - Profissional 
Esses valores devem ser pagos no dia 23/04/2018, no ato do credenciamento. 

Comentários

  1. A HISTORIA É A MÃE DE TODAS AS VERDADES!!!

    1985 –
    O PT É CONTRA A ELEIÇÃO DE TANCREDO NEVES E EXPULSA OS
    DEPUTADOS QUE VOTARAM NELE.

    1988 –
    O PT VOTA CONTRA A NOVA CONSTITUIÇÃO QUE MUDOU O RUMO DO BRASIL.

    1989 –
    O PT DEFENDE O NÃO PAGAMENTO DA DÍVIDA BRASILEIRA, O QUE
    TRANSFORMARIA O BRASIL NUM CALOTEIRO MUNDIAL.

    1993 –
    PRESIDENTE ITAMAR FRANCO, CONVOCA TODOS OS PARTIDOS PARA UM GOVERNO DE COALIZÃO PELO BEM DO PAÍS. O PT FOI CONTRA E NÃO PARTICIPOU.

    1994 –
    O PT VOTA CONTRA O PLANO REAL E DIZ QUE A MEDIDA É ELEITOREIRA.

    1996 –
    O PT VOTA CONTRA A REELEIÇÃO. (HOJE DEFENDE).

    1998 –
    O PT VOTA CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA TELEFONIA, MEDIDA QUE HOJE NOS PERMITE TER ACESSO A INTERNET E MAIS DE 150 MILHÕES DE LINHAS TELEFÔNICAS.

    1999 –
    O PT VOTA CONTRA A ADOÇÃO DO CÂMBIO FLUTUANTE.

    1999 –
    O PT VOTA CONTRA A ADOÇÃO DAS METAS DE INFLAÇÃO.

    2000 –
    O PT LUTA FEROZMENTE CONTRA A CRIAÇÃO DA LEI DA RESPONSABILIDADE FISCAL, QUE OBRIGA OS GOVERNANTES A GASTAREM APENAS O
    QUE ARRECADAREM, OU SEJA, O ÓBVIO QUE NÃO ERA FEITO NO BRASIL.
    POR QUE SERÁ?

    2001 –
    O PT VOTA CONTRA A CRIAÇÃO DOS PROGRAMAS SOCIAIS NO GOVERNO
    FERNANDO HENRIQUE CARDOSO:
    BOLSA ESCOLA, VALE ALIMENTAÇÃO, VALE GÁS,
    PETI E OUTRAS… BOLSAS SÃO CLASSIFICADAS COMO ESMOLAS ELEITOREIRAS E
    INSUFICIENTES.
    QUASE TODA ESTRUTURA SÓCIO-ECONÔMICA DO BRASIL, FOI CONSTRUÍDA NO PERÍODO LISTADO ACIMA.
    O PT FOI CONTRA TUDO E CONTRA TODOS.
    HOJE ROUBAM TODOS OS AVANÇOS QUE OS OUTROS PARTIDOS PROMOVERAM, E POSAM COMO OS ÚNICOS CONSTRUTORES DE UM PAÍS DEMOCRÁTICO.
    JÁ QUE O PT FOI CONTRA TUDO E CONTRA TODOS DESDE A SUA FUNDAÇÃO, FICA UMA PERGUNTA PARA QUE OS LEITORES RESPONDAM:
    EM 13 ANOS DE GOVERNO, QUAIS AS REFORMAS QUE O PT PROMOVEU NO BRASIL
    PARA MUDAR O QUE OS SEUS ANTECESSORES DEIXARAM?

    ResponderExcluir
  2. Um dos maiores roubos da História do Brasil foi o do banestado. Moro e Lula estavam lá. Moro era o juiz do caso de corrupção praticado pelo PSDB e que tinha a frente da investigação criminal o delegado Castilho da policia federa que já estava rastreando o dinheiro desviado para o exterior e chegando aos cabeças da organização criminosa quando Lula assumi o poder da república e nomeou como seu ministro da justiça Márcio Thomás Bastos que afastou das investigações o delegado Castilho para outro delegado assumir a presidência do inquérito. Com isso o rastreamento do dinheiro no exterior foi interrompido e nunca mais retomado e impedindo, assim, a produção de provas materiais do crime para que o juiz Moro realizasse o seu trabalho. PT e PSDB já fizeram parte da mesma quadrilha e na verdade ainda fazem.

    ResponderExcluir
  3. Na verdade o PT é um partido contrário ao ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO, é um partido que além de CORRUPTO É FASCISTA.

    ResponderExcluir
  4. Para quem conhece a realidade histórica além das platitudes a serem repetidas pelo sistema federal de educação (mais uma vez, uma criação curiosamente fascista de Getúlio Vargas), é fácil notar que o PT, a versão sindicalista da esquerda que não tinha os ranços do antigo PCB, é um partido muito mais próximo do fascismo do que do socialismo aventado por alguns de seus defensores.

    Apesar de “fascista” ser o xingamento preferido dos petistas aos não-petistas, seu modelo de poder e Estado é assustadoramente próximo ao de Mussolini, Franco, Salazar – e mesmo ao de um presidente militar brasileiro nada fascista como Dutra.

    O fascismo é um sistema político em que, apesar do famoso moto de Mussolini, “Tutto nello Stato, niente al di fuori dello Stato, nulla contro lo Stato”, estatiza menos do que o socialismo (este sim, o Estado total). Os planos econômicos são dirigidos como o PAC. Como define John T. Flynn no clássico As We Go Marching, os gastos são realizados com infinitos empréstimos e dinheiro jorrando de impressão de moeda em Bancos Centrais, causando inflação.

    Empresas são “privadas”, mas controladas por sindicatos e vastos “direitos trabalhistas”, e acabam não tendo como negociar, senão com o próprio Estado com seus projetos faraônicos. Grandes empresas do projeto nacional ganham subsídios e trabalham em esquema de cartel com o governo (hoje, diríamos, em escambo de propinas por contratos).

    Fascismo: Benito Mussolini marcha sobre RomaAo invés de expropriar a burguesia, ela é agraciada e mesmo comprada com previdência social estatal, educação e saúde gratuitas e muita propaganda estatal. A censura é obtida quando fascistas chegam ao poder, mas antes disso já fazem um vigoroso, repetitivo, fanático e monotemático trabalho de desinformação, que logo se torna a visão oficial assim que se chega ao poder. Ou seja, com financiamento para que, mesmo antes de censurar (ou “regular os meios de comunicação”), possa-se prevalecer uma narrativa oficial, com termos a serem repetidos roboticamente, cheios de -ismos, abstrações, sujeitos coletivos e indefinições, mas forte apelo sentimental de mobilização.

    Comparar tal cenário ao Brasil do PT não é tão difícil. Não à toa, o presidente com quem Lula mais gostava de se comparar era o grande fascista brasileiro, o ditador assassino Getúlio Vargas.

    ResponderExcluir

  5. Tutto nello Stato, niente al di fuori dello Stato, nulla contro lo Stato
    Frase proferida por Mussolini em seu discurso: Tutto nello Stato, niente al di fuori dello Stato, nulla contro lo Stato ("Tudo no Estado, nada fora do Estado, nada contra o Estado")

    ResponderExcluir
  6. O Imbecil Coletivo
    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
    O Imbecil Coletivo

    Autor(es) Olavo de Carvalho
    Idioma Português
    País Brasil
    Assunto Ciências Sociais
    Género não-ficção
    Série 2
    Editora E Realizações
    Lançamento 1996
    Páginas 632
    ISBN 8588062321
    O Imbecil Coletivo é um livro do filósofo e professor brasileiro Olavo de Carvalho publicado em 1996.

    A obra é dividida em dois volumes, O Imbecil Coletivo: atualidades inculturais brasileiras e O Imbecil Coletivo II: a longa marcha da vaca para o brejo e, logo atrás dela, os filhos da PUC, as quais obras juntas formam, para ensinança dos pequenos e escarmento dos grandes. O livro ainda encerra a trilogia iniciada com a obra A nova era e a revolução cultural (1994) e prosseguida com O Jardim das Aflições (1995). Contudo, cada um dos três livros pode ser compreendido sem os outros dois, embora a leitura conjunta possa dar ao leitor uma compreensão mais profunda e aprimorada da ideia geral contemplada nessa trilogia. O livro tem sido listado como um dos mais vendidos das obras já produzidas pelo autor juntamente com O mínimo que você precisa para não ser um idiota (2013).[1][2][3]

    Olavo de Carvalho afirmou que a sua motivação em produzir o livro ocorreu pelo fato de que "ficava muito impressionado com a tolice dos nossos intelectuais, principalmente aqueles que escreviam em revistas e jornais de cultura", e que pegou o hábito de comentar esses casos para seus alunos e depois, ao voltar para casa, escrever o que foi dito, para na semana posterior distribuir o que foi escrito a eles. Dessa forma, ele foi colecionado os capítulos que formariam o livro.[4]

    Em fevereiro de 2017, o filósofo e a Editora Record fecharam acordo para uma nova edição do best seller.[5]

    Índice [esconder]
    1 Sinopse
    2 Repercussão
    3 Ver também
    4 Referências
    Sinopse[editar | editar código-fonte]
    Os dois volumes da obra O imbecil coletivo trata da extensão e da gravidade de um estado de coisas atual e da realidade acadêmica e intelectual brasileira. O autor faz uma profunda análise e reflexão sobre aquilo que ele acredita ser o fenômeno da decadência intelectual do Brasil e, para tanto, apresenta exemplos e implicações do que seria esse mal. Para o filósofo, a origem ou os responsáveis pelo fenômeno são a própria academia e a nova geração de intelectuais brasileiros, os quais se 'imbecilizariam uns aos outros' e reproduziriam o 'imbecil coletivo' em grande escala. No raciocínio do autor, os personagens que ali são tratados seriam indivíduos inteligentes, razoavelmente cultos, porém, corrompidos pela "autointoxicação ideológica" e por um corporativismode partido que, alçando-os a posições muito superiores aos seus méritos, deformavam completamente sua visão do universo e de si mesmos.[1][2] A ideia de 'imbecil coletivo' estaria também muito pegada a de desonestidade intelectual.[6]

    ResponderExcluir
  7. A filosofia da história de Hegel está também marcada pelos conceitos da "astúcia da razão" e do "escárnio da história". A história conduz os homens que creem se conduzir de per si, como indivíduos e como sociedades, castigando suas pretensões, de modo que a história-mundo, ao fazer troça deles, produz resultados exatamente contrários e paradoxais aos pretendidos por seus autores, a despeito de, nos períodos finais, a história se reordenar e, em um cacho fantástico, retroceder sobre si mesma e, com sua gozação sarcástica e paradoxal convertida em mecanismo de criptografia, cria também ela mesma, sem querer, realidades e símbolos ocultos ao mundo e acessíveis tão-somente aos cognoscentes, id est, àqueles que querem conhecer.

    ResponderExcluir
  8. ´´O que a História ensina é que os governos e as pessoas nunca aprendem com a História`` Friedrich Hegel.

    ResponderExcluir
  9. ´´Os homens quando são forçados a lutar por necessidade, lutam por ambição``. Maquiavel.

    ResponderExcluir
  10. ´´Aquele que combate monstros deve tomar cuidado para que ele mesmo não se torne um. E, se olhar muito tempo para o abismo, o abismo te encara de volta``. Friedrich Nietzsche.

    ResponderExcluir
  11. 3 Hannah Arendt 14 1906 – 1975 „O mais radical revolucionário tornar-se-á um conservador no dia seguinte à revolução.“ dor

    Referência: https://citacoes.in/autores/hannah-arendt/

    ResponderExcluir
  12. Eles (os comunistas) não precisavam refutar argumentos adversos: preferiam métodos que terminavam antes em morte do que em persuasão, que espalhavam antes o terror do que a convicção.

    Hannah Arendt

    ResponderExcluir
  13. “Vi as democracias intervirem contra quase tudo, salvo contra os fascismos.”
    ― André Malraux

    ResponderExcluir
  14. “Somente um país inferior, ordinário, insignificante, pode ser democrático. Um povo forte e heroico tende para a aristocracia.”
    ― Benito Mussolini

    ResponderExcluir
  15. ´´Os fascistas do futuro chamarão a si mesmos de antifascistas``. Winston Churchill.

    ResponderExcluir
  16. ´´A cadela do fascismo está sempre no cio``. Bertolt Brecht.

    ResponderExcluir
  17. “Dois caminhos se abriam: ou a paz da espada ou a paz de uma justiça aproximativa.” Benito Mussoline.

    ResponderExcluir
  18. ´´Pedimos plenos poderes porque queremos assumir plenas responsabilidades``. Benito Mussoline.

    ResponderExcluir
  19. ´´Quem não está pronto a morrer pela sua fé, não é digno de professá-la.``

    Benito Mussolini

    ResponderExcluir
  20. ´´A verdade é que os homens estão cansados de liberdade.``

    Benito Mussolini

    ResponderExcluir
  21. ´´Melhor viver um dia de leão, do que cem anos de cordeiro.``

    Benito Mussolini

    ResponderExcluir
  22. ´´Quem quer governar deve aprender a dizer não.``

    Benito Mussolini

    ResponderExcluir
  23. ´´um minuto no campo de batalha vale por uma vida inteira de paz``

    Benito Mussolini

    ResponderExcluir
  24. ´´Os meios justificam os fins``

    Benito Mussolini

    ResponderExcluir
  25. “A liberdade é um cadáver putrefato” . Benito Mussoline.

    ResponderExcluir
  26. „Não se pode colocar todos no mesmo nível. A igualdade é anti-natural e anti-histórica.“

    Benito Mussoline

    ResponderExcluir
  27. “Tudo o que é racional é real e tudo o que é real é racional.”
    GEORG WILHELM FRIEDRICH HEGEL

    ResponderExcluir
  28. “As tragédias verdadeiras no mundo não são conflitos entre o certo e o errado. São conflitos entre dois direitos.”
    GEORG WILHELM FRIEDRICH HEGEL

    ResponderExcluir
  29. “Napoleão é o espírito do mundo a cavalo.”
    GEORG WILHELM FRIEDRICH HEGEL

    ResponderExcluir
  30. “O Estado é a forma histórica específica na qual a liberdade adquire uma existência objectiva e usufrui da sua objectividade.”
    GEORG WILHELM FRIEDRICH HEGEL

    ResponderExcluir
  31. “A filosofia vem sempre demasiado tarde. Enquanto pensamento do mundo, só aparece quando a realidade realizou e terminou o seu processo de formação.”
    GEORG WILHELM FRIEDRICH HEGEL

    ResponderExcluir
  32. “Nada é. Tudo vem a ser.”
    GEORG WILHELM FRIEDRICH HEGEL

    ResponderExcluir
  33. ´´É melhor o pânico diante do devir do que o tédio diante do remédio``. Friedrich Nietzsche.

    ResponderExcluir
  34. Se a razão – como diz Hegel – “é a certeza consciente de ser toda a realidade” e a verdade reside apenas no todo, as partes se tornam racionais à medida que participam do todo de forma consciente. O Estado para Hegel é um todo ético organizado, isto é, o verdadeiro, porque é a unidade da vontade universal e da subjetiva. É, como entende o referido autor, a substância ética por excelência, significando com isso que Estado e a constituição são os representantes da liberdade concreta, efetiva.

    ResponderExcluir
  35. Eu sempre achei mais fácil convencer uma grande massa do que uma só pessoa.

    Benito Mussolini

    ResponderExcluir
  36. “Qualquer governo é melhor que a ausência de governo. O despotismo, por pior que seja, é preferível ao mal maior da Anarquia, da violência civil generalizada, e do medo permanente da morte violenta.”
    THOMAS HOBBES

    ResponderExcluir
  37. “Dos poderes humanos o maior deles é aquele que é composo pelos poderes de vários homens, unidos por consentimento de uma só pessoa, natural ou civil, que tem o uso de todos os seus poderes na dependência de sua vontade.”
    THOMAS HOBBES

    ResponderExcluir
  38. “É a autoridade, não a verdade, que faz a lei.”
    THOMAS HOBBES

    ResponderExcluir
  39. “Os pactos sem a espada são apenas palavras e não têm a força para defender ninguém.”
    THOMAS HOBBES

    ResponderExcluir
  40. “A humanidade está constantemente às voltas com dois processos contraditórios, um tende a criar um sistema unificado, enquanto o outro visa manter ou restaurar a diversificação.”
    CLAUDE LÉVI-STRAUSS

    ResponderExcluir
  41. “Um homem livre é aquele que, tendo força e talento para fazer uma coisa, não encontra barreiras a sua vontade.”
    THOMAS HOBBES

    ResponderExcluir
  42. “Respeitar tratados e convênios não é questão de direito, é questão de conveniência.”
    THOMAS HOBBES

    ResponderExcluir
  43. O homem é lobo do homem, em guerra de todos contra todos.

    Thomas Hobbes

    ResponderExcluir
  44. Há épocas de tal corrupção, que, durante elas, talvez só o excesso do fanatismo possa, no meio da imoralidade triunfante, servir de escudo à nobreza e à dignidade das almas rijamente temperadas.

    Alexandre Herculano

    ResponderExcluir
  45. O homem é mais propenso a contentar-se com as ideias dos outros, do que a reflectir e a raciocinar.

    Alexandre Herculano

    ResponderExcluir
  46. A corrupção dos governantes quase sempre começa com a corrupção dos seus princípios.

    Barão de Montesquieu

    ResponderExcluir
  47. Democracia neste país é relativa, mas corrupção é absoluta.
    - Paulo Brossard

    ResponderExcluir
  48. “É muito mais facil corromper do que persuadir.”
    SÓCRATES

    ResponderExcluir
  49. De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.”
    RUY BARBOSA

    ResponderExcluir
  50. “Brasil não tem partido de direita, de esquerda, de nada, tem um bando de salafrários que se reúnem pra roubar juntos.”
    DIOGO MAINARDI

    ResponderExcluir
  51. Burke , Edmund
    No meio de um povo geralmente corrupto a liberdade não pode durar muito.

    ResponderExcluir
  52. Maricá , Marquês
    Um povo corrompido não pode tolerar um governo que não seja corrupto.

    ResponderExcluir
  53. “Gostaria de poder fazer algo sobre a corrupção no país. Se dependesse de mim, todos estes deputados corruptos estariam na cadeia.”
    ― Luiz Inácio Lula da Silva

    ResponderExcluir
  54. “A corrupção não tem cores partidárias. Não é monopólio de agremiações políticas ou governos específicos. Combatê-la deve ser bandeira da esquerda e da direita.”
    [Folha de São Paulo, 24/08/2014]
    ― Sérgio Moro

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas