INAUGURADO O PROJETO PSI-FECLESC







Em Humano, demasiado humano (1878), Nietzsche diz: " Por falta de repouso nossa civilização caminha para a barbárie. Em nenhuma outra época os ativos, isto é, os inquietos, valeram tanto. Assim, pertence às correções necessárias a serem tomadas quanto ao caráter da humanidade fortalecer em grande medida o elemento contemplativo". No mesmo sentido, o filósofo sul-coreano Byung-Chul Han, em sua obra  Sociedade do cansaço (2010), nos diz que o Ocidente está se tornando uma sociedade do cansaço. A partir do exposto, devemos, enquanto espaço de educação e formação de professores, estarmos atentos ao avisos que nos sopram os ventos da sociedade líquida, tal qual preconizada por Zygmunt Bauman.

Atenta a esses sinais, a Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - FECLESC realizou no dia 15 de março a abertura do Projeto Atenção Psi-Feclesc, que tem como objetivo desenvolver ações de promoção da saúde mental dos estudantes da Instituição.




A ideia do projeto surgiu a partir da demanda dos próprios estudantes, que têm apresentado queixas recorrentes de sofrimento psíquico.  A proposta do Projeto é dialogar com a comunidade feclesciana – estudantes, professores e corpo técnico-administrativo acerca da promoção da saúde mental, além de atuar junto a estudantes que estejam em sofrimento psíquico.

O Projeto Nucleo Psi-Feclesc é uma iniciativa da Instituição e conta com a colaboração dos professores de psicologia Carlos Lyra, Gilmar Ferreira e Tatiana Ribeiro; da professora do curso de letras, Marília Nogueira e da pedagoga Joana Cabral. Os residentes da Escola de Saúde Pública, João Alberto Ribeiro, Leandro Sobral, Helannya Tomé e Aliane Alves também participam do projeto, além das psicólogas, Paula Tremembé, Marjorie Sousa e Bruna Queiroz.


O trabalho dos psicólogos envolvidos no Projeto é voluntário e, mesmo ainda recente, já conseguiu ajudar e orientador inúmeros membros da comunidade feclesciana, tendo alcançado o apoio e o reconhecimento de pais, professores e alunos. Por se tratar de um projeto inovador, muitos ajustes ainda precisarão ser feitos. Contudo, a satisfação, o alívio e o sorriso no rosto daqueles que precisam de apoio para enfrentar suas dores e sofrimentos indicam que o Psi-Feclesc está no caminho certo.

 E é assim que se deseja a FECLESC: humana, demasiadamente humana. Sempre!





Comentários

  1. O Assassinato Científico de um Revolucionário Sexual: Como os EUA Interromperam a Utopia Orgásmica de Wilhelm Reich
    Será que os EUA mataram o homem que queria tirar o stress de sexo e usar orgasmos para curar o mundo?

    ResponderExcluir
  2. As mulheres me olham com as vaginas lacrimejantes, os homens me falam com os pênis relinchantes, por vezes e quase sem querer toca o clítoris de Deus os lábios do provisório prazer, o abismo me precipita e é diante do ópio que a minha alma é do ente do oriente, do oriente, do oriente.

    ResponderExcluir
  3. Olhar latente que distante busca, sem nem uma sombra em teu voo, o que te tenta quando nada te seduz?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas