ESTÁGIO SUPERVISIONADO: BREVE RELATO DE EXPERIÊNCIA, PELA PROFA. MAZZA MACIEL




Os cursos de licenciatura trazem no seu cronograma as disciplinas de Estágio (de observação e de regência, tanto no Ensino Fundamental quanto no Médio). É o momento que os alunos tem a oportunidade de observar / ministrar aula, sendo observados e orientados de perto pelos professores da Disciplina. É também a oportunidade que se tem, de se discutir as relações entre teoria, prática e práxis. Aqui, o Blog da FECLESC registra o breve relato de experiência no Estágio II a partir da ótica da prof. Dra. Maria José Camelo Maciel.

Segue o relato:


Breve relato de experiência no Estágio II – Anos iniciais do Ensino Fundamental da FECLESC
Professora Dra. Maria José Camelo Maciel (Mazza Maciel)

O Estágio II do curso de Pedagogia da FECLESC tem como objetivo geral  contribuir com a formação teórico-prática do(a) aluno(a) através da vivência de experiências na docência dos anos iniciais do ensino fundamental.  O estágio, enquanto atividade teórico-prática, é realizado em estreita articulação com os estudos já realizados pelo(a) aluno(a) na sua trajetória de formação nas diversas disciplinas do curso, se vinculando ao projeto do curso como um todo. A proposta de estágio, nesta perspectiva, retoma essa bagagem de conhecimentos para aplica-la em atividades de estudo, pesquisa, reflexão, explicação e aprofundamento de conhecimentos sobre a docência no ensino fundamental.

Assim, observação participante e registros no diário de campo são as etapas iniciais do estágio, nas quais o aluno é orientado a pesquisar os aspectos que se explicitam e se implicitam no cotidiano da escola e a realizar uma reflexão sobre a sua própria inserção nesse cotidiano; construção de diagnóstico e sondagem acerca do tipo de ação mais adequada àquela dada realidade escolar se constitui na segunda etapa do estágio.  A terceira etapa se efetiva através da  elaboração e execução do Projeto de Regência conforme a necessidade diagnosticada na escola, e, por fim, a produção de um relato de experiência.

O Estágio realizado nesse formato requer, além de um esforço maior de coordenação das atividades, uma aproximação e um diálogo profícuo com as escolas campos do estágio, para sensibilizar acerca da metodologia utilizada e do papel que o estagiário deve assumir como observador participante que reflete sobre sua inserção no cotidiano educacional e que contribui em aspectos que possam promover melhorias no trabalho da escola. Esse formato rompe com os modelos tradicionais de estágio, que em sua maioria se organizam sob o paradigma da “imitação de modelos”( PIMENTA; LIMA, 2011), o qual reduz-se a observar os professores em sala de aula e imitar esses modelos, sem uma análise crítica fundamentada teoricamente.

A experiência vivenciada pelos alunos e alunas do curso de pedagogia da FECLESC matriculados na disciplina de Estágio II no semestre 2017.1, revelou-se bastante significativa tanto para a aprendizagem dos estagiários sobre a docência como para as escolas que os receberam, dentre as quais merece destaque a Escola de Ensino Fundamental José Linhares da Páscoa pertencente a rede de escolas municipais de Quixadá. Essa escola, como a quase totalidade das escolas que foram campos do estágio da turma, se defronta com o desafio da alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental, o que se constitui num verdadeiro empecilho ao progresso do aluno nas aprendizagens em todo o ensino fundamental, resultando no fracasso escolar de dezenas de alunos em cada escola.

A escola supracitada utiliza de variadas estratégias no enfrentamento de tal desafio, entre as quais, realiza um projeto intitulado “Adote um aluno”, cujo propósito é estabelecer parcerias com a comunidade, universidades e instituições diversas que possam contribuir no processo de alfabetização e letramento dos alunos que apresentam maiores defasagens na leitura e interpretação, escrita e oralidade e que estão matriculados na etapa final dos anos iniciais do ensino fundamental.

Na etapa da sondagem, quatro alunas da disciplina Estágio II que escolheram a referida escola como campo dos seus estágios se depararam com essa problemática, fizeram um diagnóstico de cada aluno com os quais trabalhariam e, sob a orientação da professora coordenadora do estágio, se apropriaram de referencial teórico e planejaram sequencias didáticas focadas no desenvolvimento de habilidades de leitura, interpretação, escrita e oralidade. O trabalho realizado resultou em êxito na alfabetização de grande parte dos alunos “adotados” pelas estagiárias.  Esse resultado foi muito valorizado e reconhecido pela escola que como expressão desse reconhecimento, promoveu um evento com autoridades do município, inclusive o prefeito, para homenagear as estagiárias pelo sucesso do trabalho, conferindo-lhes um certificado de honra ao mérito.

            Diante dessa experiência vivenciada, tivemos a oportunidade de colocar em ação uma concepção distinta de estágio, o qual  tem como base a compreensão da relação entre teoria e prática enquanto elemento fundante do aprender a ser professor. A finalidade do estágio é oferecer ao aluno uma aproximação à realidade na qual irá atuar.  Não se caracteriza como a parte prática do curso. Faz parte dos estudos e atividades acadêmicas do curso, sendo assim, é uma atividade teórico-prática. Um momento de análise, aprendizagem e reflexão sobre a realidade – escola, sala de aula, docência, ser professor etc.. (PIMENTA; GONÇALVES, 1990).

Assim, a vivência Estágio II do curso de Pedagogia da FECLESC proporcionou aos estagiários um importante momento de análise, reflexão, crítica e de proposição em relação a novas maneiras de ensinar e aprender.

REFERÊNCIAS
      GONÇALVES, C. L.; PIMENTA, S. G. Revendo o ensino de 2º. Grau, propondo a formação do professor. São Paulo: Cortez, 1990.
      PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. 6. Ed. São Paulo: Cortez, 2011.

Comentários

Postagens mais visitadas