ESTUDOS FILOLÓGICOS E LINGUÍSTICOS NA BAHIA, NO CEARÁ E EM SERGIPE
Publicado pela EDUECE, editora da Universidade Estadual do Ceará, UECE, o livro Estudos filológicos e linguísticos na Bahia, no Ceará e em Sergipe (2018), organizado pelos professores Expedito Eloísio Ximenes e Ticiane Rodrigues Nunes surge como uma relevante contribuição não apenas aos campos da Filologia e da Linguística, como a todas aquelas áreas que lhe são próximas.
O livro é o resultado de pesquisas desenvolvidas no âmbito do grupo de pesquisa Práticas de Edição de Textos do Estado do Ceará - PRAETECE, da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC/UECE) e do Núcleo de Estudos do Manuscrito - NEMa, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Bahia, vindo a preencher uma lacuna nesse campo de estudos.
Como bem afirma a profa. Renata Ferreira Costa, no prefácio à primeira edição:
Iniciativas como a publicação de Estudos filológicos e linguísticos na Bahia, no Ceará e em Sergipe vêm contribuir para o avanço científico nas áreas de filologia e linguística histórica no Brasil, ao apresentar ao pesquisador interessado uma coletânea de quatorze artigos sobre aspectos socioculturais ou do português brasileiro, na maioria dos casos a partir de edições conservadoras, preparadas com apuro filológico. (COSTA, 2018, P. 5)
Entre os articulistas da referida edição, registra-se aqui, a presença de dois professores da FECLESC, a saber: Expedito Eloísio Ximenes e Francisco Carlos Carvalho da Silva. Como dito, a obra é de valor inestimável para todo aquele pesquisador interessado na maneira como o passado interfere no presente e como, ao longo da história, o ser humano registrou sua realidade, seu cotidiano. Nesse sentido, os estudos filológicos conseguem resgatar e promover novas interpretações e acepções a partir de textos que por muito tempo se acreditou perdidos ou ilegíveis.
Comentários
Postar um comentário