FECLESC COMEMORA 35 ANOS
A Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - FECLESC, da Universidade Estadual do Ceará - UECE comemora no ano de 2018, trinta e cinco anos de serviços prestados à comunidade do Sertão Central do Ceará.
Muitas atividades estão programadas para registrar as realizações da referida Instituição, situada na cidade de Quixadá. O início dessas comemorações se deu com o descerramento de uma placa em homenagem aos membros da Fundação Educacional do Sertão Central - FUNESC, entidade idealizadora e mantenedora da então Faculdade de Quixadá nos anos 1970.
Segundo o diretor da FECLESC, Prof. Luiz Oswaldo Sant’Iago Moreira de Souza, nesses 35 anos a Faculdade tem contribuído “para a formação intelectual, social e cultural da população do Sertão Central, Sertão de Canindé e Maciço de Baturité.”
Como parte das comemorações, ainda será realizado o I Encontro dos ex-Alunos da Feclesc no dia 5 de maio, na sede da instituição. A programação envolve roda de conversa, a partir das 9h; feijoada ao meio-dia; e debate sobre a organização às 15h30.
As demais atividades serão apresentadas aqui, no Blog da FECLESC.
O Efeito da Verdadeira Maturidade
ResponderExcluirA alternância de amor e ódio caracteriza, durante muito tempo, a condição íntima de uma pessoa que quer ser livre no seu juízo acerca da vida; ela não esquece e guarda rancor às coisas por tudo, pelo bom e pelo mau. Por fim, quando, à força de anotar as suas experiências, todo o quadro da sua alma estiver completamente escrito, já não desprezará nem odiará a existência, mas tão-pouco a amará, antes permanecerá por cima dela, ora com o olhar da alegria, ora com o da tristeza, e, tal como a Natureza, a sua disposição ora será estival, ora outunal.
(...) Quem quiser seriamente ser livre perderá de mais a mais, sem qualquer constrangimento, a propensão para os erros e vícios; também a irritação e o aborrecimento o acometerão cada vez mais raramente. É que a sua vontade não quer nada mais instantaneamente do que conhecer e o meio para tanto, ou seja, a condição permanente em que ele está mais apto para o conhecimento.
Friedrich Nietzsche, in 'Humano, Demasiado Humano'
Quando se renuncia completamente a uma coisa e por muito tempo, se porventura a voltamos a encontrar, quase acreditamos que a descobrimos; e qual não é a felicidade do homem que descobre! Sejamos mais sábios do que a serpente que fica tempo demais deitada ao mesmo sol. NIETZSCHE.
ResponderExcluirDescobrir profundidade em tudo, eis uma qualidade incómoda: faz com que se gastem incessantemente os olhos e que por fim se encontre sempre mais do que aquilo que se desejava. NIETZSCHE.
ResponderExcluirNão suporto almas estreitas: não têm nada de bom, tampouco nada de mau. NIETZSCHE.
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ResponderExcluirOs nossos pensamentos são as sombras dos nossos sentimentos, são sempre mais obscuros, mais vazios, mais simples do que estes. NIETZSCHE.
ResponderExcluirO que é um livro que nem mesmo sabe levar-nos para além de todos os livros? NIETZSCHE.
ResponderExcluirÉ um pensador: isso significa que se empenha em tomar as coisas com maior simplicidade do que aquela que elas têm. NIETZSCHE.
ResponderExcluirCausa e efeito: antes do efeito acredita-se em causas diferentes daquelas que aparecem depois. NIETZSCHE.
ResponderExcluirA ciência é uma mentira necessária. NIETZSCHE.
ResponderExcluirAquilo que se faz por amor está sempre além do bem e do mal. NIETZSCHE.
ResponderExcluir“Os limites da minha linguagem são os limites do meu mundo”, Wittgenstein
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ResponderExcluirO homem é a medida de todas as coisas é um trecho de uma conhecida frase do sofista grego Protágoras, que expressa a noção do relativismo, que cada pessoa compreende uma coisa da sua maneira específica.
A frase na íntegra é: "O homem é a medida de todas as coisas, das coisas que são, enquanto são, das coisas que não são, enquanto não são."
Esta frase é fundamentada na teoria do filósofo Heráclito que descreveu o fluir incessante da realidade, revelando que o conhecimento pode ser alterado graças às circunstâncias mutáveis da percepção humana.
´´Só sei que nada sei.`` SÓCRATES
ResponderExcluirAristoteles 286 -383 – -321 a.C. „O começo de todas as ciências é o espanto de as coisas serem o que são.“
ResponderExcluirReferência: https://citacoes.in/autores/aristoteles/
Aristoteles 286 -383 – -321 a.C. „Todos os homens, por natureza, anseiam o conhecimento. Uma indicação disso é o prazer que tomamos em nossos sentidos, pois, mesmo sendo além de sua utilidade, eles são amados por si mesmos, e acima de todos os outros, o sentido da visão. Pois não só a visão para a ação, porque mesmo quando não vamos agir em nada, preferimos a visão sobre quase todo o resto. A razão disso é que acima de todos os sentidos que nos faz saber, [a visão] traz à tona muitas diferenças entre as coisas.“
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Aristoteles 286 -383 – -321 a.C. „A mais necessária das ciências é esquecer o mal aprendido noutros tempos.“
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Aristoteles 286 -383 – -321 a.C. „O livro é um animal vivo.“ livros
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Aristoteles 286 -383 – -321 a.C. „Não existe um grande gênio sem uma pitada de loucura.“
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Aristoteles 286 -383 – -321 a.C. „O menor desvio inicial da verdade multiplica-se ao infinito à medida que avança.“
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Aristoteles 286 -383 – -321 a.C. „A lei é a razão livre da paixão.“
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Aristoteles 286 -383 – -321 a.C. „A dúvida é o principio da sabedoria.“
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Aristoteles 286 -383 – -321 a.C. „Não há só um método para estudar as coisas.“
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Aristoteles 286 -383 – -321 a.C. „O ato de entender é vida.“
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Aristoteles 286 -383 – -321 a.C. „O objecto principal da política é criar a amizade entre membros da cidade.“
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Aristoteles 286 -383 – -321 a.C. „A inteligência é a insolênca educada.“
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Aristoteles 286 -383 – -321 a.C. „A base da sociedade é a justiça; o julgamento constitui a ordem da sociedade: ora o julgamento é a aplicação da justiça.“
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Aristoteles 286 -383 – -321 a.C. „Direito é ordem e boa lei é boa ordem.“
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Aristoteles 286 -383 – -321 a.C. „O facto de viver deve ser colocado como uma espécie de conhecimento.“
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Aristoteles 286 -383 – -321 a.C. „O amor é o sentimento dos seres imperfeitos, posto que a função do amor é levar o ser humano à perfeição.“
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Aristoteles 286 -383 – -321 a.C. „A pior forma de desigualdade é tentar fazer duas coisas diferentes iguais.“
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Alexandre, o Grande 14 -356 – -323 a.C. „A coerência é própria do caráter dos homens, mas eu sou incoerente, pois tenho o caráter de um deus.“
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Alexandre, o Grande 14 -356 – -323 a.C. „Eu não temeria um grupo de leões conduzido por uma ovelha, mas eu sempre temeria um rebanho de ovelhas conduzido por um leão.“
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Alexandre, o Grande 14 -356 – -323 a.C. „Se não fosse Alexandre, gostaria de ser Diógenes.“
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Diógenes de Sinope 16 -404 – -322 a.C. „Só é verdadeiramente livre quem está sempre pronto a morrer.“
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Hegel 38 1770 – 1831 „O mais alto objetivo da Arte é o que é comum à Religião e à Filosofia. Tal como estas, é um modo de expressão do divino, das necessidades e exigências mais elevadas do espírito.“
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Hegel 38 1770 – 1831 „O verdadeiro é o delírio báquico no qual nenhum membro deixa de estar embriagado.“
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Hegel 38 1770 – 1831 „O Estado é a forma histórica específica na qual a liberdade adquire uma existência objectiva e usufrui da sua objectividade.“
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Hegel 38 1770 – 1831 „A filosofia vem sempre demasiado tarde. Enquanto pensamento do mundo, só aparece quando a realidade realizou e terminou o seu processo de formação.“
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Hegel 38 1770 – 1831 „As tragédias verdadeiras no mundo não são conflitos entre o certo e o errado. São conflitos entre dois direitos.“
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A filosofia da história de Hegel está também marcada pelos conceitos da "astúcia da razão" e do "escárnio da história". A história conduz os homens que creem se conduzir de per si, como indivíduos e como sociedades, castigando suas pretensões, de modo que a história-mundo, ao fazer troça deles, produz resultados exatamente contrários e paradoxais aos pretendidos por seus autores, a despeito de, nos períodos finais, a história se reordenar e, em um cacho fantástico, retroceder sobre si mesma e, com sua gozação sarcástica e paradoxal convertida em mecanismo de criptografia, cria também ela mesma, sem querer, realidades e símbolos ocultos ao mundo e acessíveis tão-somente aos cognoscentes, id est, àqueles que querem conhecer.
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