ESTÁGIO SUPERVISIONADO: BREVE RELATO DE EXPERIÊNCIA, PELA PROFA. MAZZA MACIEL
Os cursos de licenciatura trazem no seu cronograma as disciplinas de Estágio (de observação e de regência, tanto no Ensino Fundamental quanto no Médio). É o momento que os alunos tem a oportunidade de observar / ministrar aula, sendo observados e orientados de perto pelos professores da Disciplina. É também a oportunidade que se tem, de se discutir as relações entre teoria, prática e práxis. Aqui, o Blog da FECLESC registra o breve relato de experiência no Estágio II a partir da ótica da prof. Dra. Maria José Camelo Maciel.
Segue o relato:
Breve
relato de experiência no Estágio II – Anos iniciais do Ensino Fundamental da
FECLESC
Professora Dra. Maria José Camelo
Maciel (Mazza Maciel)
O Estágio II do curso de Pedagogia da
FECLESC tem como objetivo geral
contribuir com a formação teórico-prática do(a) aluno(a) através da
vivência de experiências na docência dos anos iniciais do ensino
fundamental. O estágio, enquanto
atividade teórico-prática, é realizado em estreita articulação com os estudos
já realizados pelo(a) aluno(a) na sua trajetória de formação nas diversas
disciplinas do curso, se vinculando ao projeto do curso como um todo. A proposta
de estágio, nesta perspectiva, retoma essa bagagem de conhecimentos para
aplica-la em atividades de estudo, pesquisa, reflexão, explicação e
aprofundamento de conhecimentos sobre a docência no ensino fundamental.
Assim, observação participante e registros
no diário de campo são as etapas iniciais do estágio, nas quais o aluno é
orientado a pesquisar os aspectos que se explicitam e se implicitam no
cotidiano da escola e a realizar uma reflexão sobre a sua própria inserção
nesse cotidiano; construção de diagnóstico e sondagem acerca do tipo de ação
mais adequada àquela dada realidade escolar se constitui na segunda etapa do
estágio. A terceira etapa se efetiva
através da elaboração e execução do Projeto
de Regência conforme a necessidade diagnosticada na escola, e, por fim, a
produção de um relato de experiência.
O Estágio realizado nesse formato requer,
além de um esforço maior de coordenação das atividades, uma aproximação e um
diálogo profícuo com as escolas campos do estágio, para sensibilizar acerca da
metodologia utilizada e do papel que o estagiário deve assumir como observador
participante que reflete sobre sua inserção no cotidiano educacional e que
contribui em aspectos que possam promover melhorias no trabalho da escola. Esse
formato rompe com os modelos tradicionais de estágio, que em sua maioria se
organizam sob o paradigma da “imitação de modelos”( PIMENTA; LIMA, 2011), o qual
reduz-se a observar os professores em sala de aula e imitar esses modelos, sem
uma análise crítica fundamentada teoricamente.
A experiência vivenciada pelos alunos e
alunas do curso de pedagogia da FECLESC matriculados na disciplina de Estágio
II no semestre 2017.1, revelou-se bastante significativa tanto para a
aprendizagem dos estagiários sobre a docência como para as escolas que os
receberam, dentre as quais merece destaque a Escola de Ensino Fundamental José
Linhares da Páscoa pertencente a rede de escolas municipais de Quixadá. Essa
escola, como a quase totalidade das escolas que foram campos do estágio da
turma, se defronta com o desafio da alfabetização e letramento nos anos
iniciais do ensino fundamental, o que se constitui num verdadeiro empecilho ao
progresso do aluno nas aprendizagens em todo o ensino fundamental, resultando
no fracasso escolar de dezenas de alunos em cada escola.
A escola supracitada utiliza de variadas
estratégias no enfrentamento de tal desafio, entre as quais, realiza um projeto
intitulado “Adote um aluno”, cujo propósito é estabelecer parcerias com a
comunidade, universidades e instituições diversas que possam contribuir no
processo de alfabetização e letramento dos alunos que apresentam maiores defasagens
na leitura e interpretação, escrita e oralidade e que estão matriculados na
etapa final dos anos iniciais do ensino fundamental.
Na etapa da sondagem, quatro alunas da
disciplina Estágio II que escolheram a referida escola como campo dos seus
estágios se depararam com essa problemática, fizeram um diagnóstico de cada
aluno com os quais trabalhariam e, sob a orientação da professora coordenadora
do estágio, se apropriaram de referencial teórico e planejaram sequencias
didáticas focadas no desenvolvimento de habilidades de leitura, interpretação,
escrita e oralidade. O trabalho realizado resultou em êxito na alfabetização de
grande parte dos alunos “adotados” pelas estagiárias. Esse resultado foi muito valorizado e reconhecido
pela escola que como expressão desse reconhecimento, promoveu um evento com
autoridades do município, inclusive o prefeito, para homenagear as estagiárias
pelo sucesso do trabalho, conferindo-lhes um certificado de honra ao mérito.
Diante dessa experiência vivenciada, tivemos a oportunidade
de colocar em ação uma concepção distinta de estágio, o qual tem como base a compreensão da relação entre
teoria e prática enquanto elemento fundante do aprender a ser professor. A
finalidade do estágio é oferecer ao aluno uma aproximação à realidade na qual
irá atuar. Não se caracteriza como a
parte prática do curso. Faz parte dos estudos e atividades acadêmicas do curso,
sendo assim, é uma atividade teórico-prática. Um momento de análise,
aprendizagem e reflexão sobre a realidade – escola, sala de aula, docência, ser
professor etc.. (PIMENTA; GONÇALVES, 1990).
Assim,
a vivência Estágio II do curso de Pedagogia da FECLESC proporcionou aos
estagiários um importante momento de análise, reflexão, crítica e de proposição
em relação a novas maneiras de ensinar e aprender.
REFERÊNCIAS
• GONÇALVES,
C. L.; PIMENTA, S. G. Revendo o ensino de 2º. Grau, propondo a formação do
professor. São Paulo: Cortez, 1990.
• PIMENTA,
S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. 6. Ed. São Paulo: Cortez, 2011.
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